Weby shortcut
icon-facebook

Cadastro de projetos de pesquisa no SAP e comitê de ética (procedimentos)

CADASTRO DE PROJETOS NO SISTEMA DE ACOMPANHAMENTO DE PESQUISAS (SAP) E COMITÊ DE ÉTICA (procedimentos gerais)
 
 

Manual para cadastro de projeto de pesquisa no sistema SAP da UFG

 
Os passos abaixo orientam o(a) pesquisador(a) a realizar o procedimento de cadastro de projetos de pesquisa no sistema SAP:
 
 
1) Acessar o Portal do Servidor (recomenda-se o acesso através do Mozila Firefox), menu Sistemas acadêmicos, Pesquisa, Acompanhamento de Pesquisa, Acessar Projetos;
 
2) Clicar na aba <novo projeto>;
 
3) Efetuar o preenchimento dos dados;
 
Observações: 
 
a) A carga horária, presente no extrato do projeto de pesquisa (extrato SAP), refere-se a soma da horas de todos os participantes do projeto; Item incluso individualmente para cada integrante na opção <participantes>, fazendo a opção entre servidor(a), estudante ou pesquisadores externos;
 
b) Por recomendação do Conselho Diretor do CAJ, a carga horária anual do projeto não deve ser superior a 128hs para cada integrante;
 
4) Clicar na aba arquivos, e logo em novo:
 
a) Nessa aba que os documentos do projeto devem ser anexados. Escolha as opções para anexar os diferentes documentos; O nome de cada arquivo deve ser pequeno, caso contrário, o sistema poderá apresentar algum erro.  
 
b) O projeto de pesquisa, a ser anexado, deve estar completo (Ex.: Introdução, Metodologia, Resultados esperados, Cronograma, Referências e informações sobre financiamento, se houver) e ser anexado no Arquivo de Projeto. 
 
5) Se o projeto obter algum tipo de financiamento, deve ser anexado o respectivo documento na opção Comprov. Financiamento;
 
6) Após anexar os arquivos no SAP, o(a) coordenador(a) deverá encaminhar o projeto e o extrato para o conselho diretor da unidade responsável.
 
Nesta etapa, o projeto será enviado para avaliação de um parecerista, membro da Mini Câmara de Pesquisa e Pós-graduação. Se necessário, o parecer será enviado (e-mail) ao(a)
coordenador(a) do projeto para que faça as devidas alterações. O prazo de tramitação do projeto na Assessoria de Pesquisa são de 30 dias em média. 
 
7) Relato do projeto no Conselho Diretor (trâmite efetuado pela própria Assessoria de Pesquisa e Pós-Graduação);
 
8) Após o projeto ser aprovado pelo Conselho Diretor, será enviado, para o e-mail do coordenador(a) da respectiva pesquisa uma certidão de ata. 
Obs.: A disponibilização da ata pode demorar até 4 dias após a aprovação no conselho. Este documento deve ser anexado na opção Conselho Diretor;
 
9) Caso o projeto seja submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa (Plataforma Brasil), o comprovante do respectivo departamento deve ser incluído no arquivo Comprov. Comitê de Ética (isso só ocorre após aprovação do referido Comitê). 
 
10) O pesquisador só deverá finalizar o cadastro do projeto  “Finalizar Preenchimento”, após a aprovação no Conselho Diretor e Comitê de Ética, se for o caso. Além disso, ter anexado todos os documentos necessários. 
 
Observações:
a) Cumpridas as etapas acima, o sistema irá regularizar o cadastro. A alteração da situação do mesmo para "em andamento", geralmente ocorre de forma automatica. Caso em um pequeno período de tempo (72hs) o status não seja alterado, um e-mail (com número e título do projeto) deve ser enviado à Assessoria de Pesquisa e Pós-graduação para que possamos solucionar o problema.
 
A submissão de projeto via Plataforma Brasil é de responsabilidade do coordenador do projeto. 

Instruções sobre submissão de projetos ao comitê de ética.

Categorias : Notícias

Arquivos relacionados Tamanho Assinatura digital do arquivo
Manual de orientação para cadastro de projetos de pesquisa na UFG 461 Kb 553f4db4d7d0e6601d195ab5e15edf36
Fluxograma para submissão de projetos 477 Kb b930d8259a8ba18f58738020f2b10972
Listar Todas Voltar