Weby shortcut 1a5a9004da81162f034eff2fc7a06c396dfddb022021fd13958735cc25a4882f
icon-facebook

Josenilde Nogueira Paniago

Atualizado em 03/07/17 11:41.

 

REFERÊNCIA: PANIAGO, Josenilde Nogueira. ESTUDO DE CASO DAS PRÁTICAS DE ENSINO DE PROFESSORAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM LÍNGUA PORTUGUESA E CIÊNCIAS DA NATUREZA. 2016. 1-101 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, 2016.

 

AUTOR: Josenilde Nogueira Paniago
TÍTULO: ESTUDO DE CASO DAS PRÁTICAS DE ENSINO DE PROFESSORAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM LÍNGUA PORTUGUESA E CIÊNCIAS DA NATUREZA
ORIENTADOR: Prof. Dr. Frederico Augusto Toti
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Educação
LINHA DE PESQUISA: Cultura e Processos de Ensino e Aprendizagem
DATA DE DEFESA: 24/03/2016

 

RESUMO:
A partir da prática de ensino de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF), investigaram-se as condições do ensino de Ciências desenvolvido em uma sala multisseriada em paralelo com o ensino de Língua Portuguesa. O objetivo foi analisar as práticas de ensino de duas professoras nos anos iniciais do EF quando ensinam Língua Portuguesa e Ciências, procurando detectar se há ou não convergências nas abordagens dos conteúdos e metodologias para um ensino de Ciências com características progressistas de alfabetização científica na perspectiva letramento. A hipótese é de que o ensino de Ciências Naturais nos anos iniciais do EF é relegado em segundo plano frente à formação dos professores que, para essa etapa da educação, em geral, prioriza a alfabetização. Do ponto de vista metodológico, trata-se de estudo de caso, em que se observaram as aulas das professoras com registro em diário de campo, as fotografias, o vídeo-gravação e a análise de documentos. Os dados coletados foram configurados nas seguintes categorias de análise: formação e experiência pessoal e profissional das professoras; planejamento de ensino; abordagens dos conteúdos em sala de aula; métodos de ensino das professoras; concepções pedagógicas que sustentam as práticas de ensino das professoras. Como resultado, destacam-se os diferentes perfis das professoras e suas práticas de ensino, trazendo evidências de dificuldades e potencialidades para a realização de um trabalho pedagógico, com práticas mais próximas a um ensino de Ciências Naturais em interseção com a Língua Portuguesa, com aporte na alfabetização científica e na perspectiva do letramento com uma visão progressista. Além disso, reuniram-se evidências de que o ensino de Ciências, de fato, parece relegado em segundo plano nesse contexto educacional investigado.

 

TEXTO COMPLETO icon-pdf

 

Listar Todas Voltar