Linhas de Pesquisa

Atualizado em 20/04/17 00:17.

O PPGE/CAJ/UFG possui quatro linhas de pesquisa:

Linha 1: Cultura e Processos de Ensino e Aprendizagem
Desenvolve pesquisas sobre a construção do conhecimento em contextos escolares e não-escolares; Teorias da aprendizagem e desenvolvimento cognitivo; Metodologias de ensino; Cultura e processos educacionais.

Linha 2: Políticas Educacionais, Gestão e Formação de Professores
Desenvolve investigações sobre as políticas e gestão da educação em seus diversos níveis e formas; Formação de professores e atividade docente; Currículo e avaliação.

Linha 3: Formação Humana e Fundamentos da Educação
Abrange estudos e investigações sobre a cultura, o conhecimento, a formação humana e o debate da educação à luz de teorias que indagam as contradições da sociedade contemporânea. Problematiza a educação a partir do ponto de vista histórico, filosófico, sociológico e psicológico, preservando as particularidades desses campos do saber.

Linha 4: Educação e Linguagem
Desenvolve estudos sobre a linguagem, priorizando a relação ensino e aprendizagem de línguas e literaturas; Leitura, produção escrita, oralidade e conhecimentos linguísticos; Relações entre língua, texto e discurso no ensino; Questões culturais e identitárias.