Nota à comunidade acadêmica

À comunidade acadêmica.

“Quando a educação não é libertadora,
o sonho do oprimido é ser o opressor”
Paulo Freire

O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Jataí torna público seu posicionamento diante da atual conjuntura política na qual o país e principalmente a educação, a ciência e a tecnologia enfrentam. Num cenário de aprofundamento da desvalorização da carreira docente, do desprezo pelo legado técnico-científico construído pelas universidades públicas brasileiras e pelo avanço da precarização das condições de trabalho, pesquisa e estudo que se seguem com os efeitos da reforma trabalhista e da Emenda Constitucional 95 (que congela os gastos sociais por 20 anos), assistimos atônitos a escalada crescente de posições políticas retrógradas e conservadoras que desprezam a vida humana e deixam transparecer feridas ainda abertas no recente processo de democratização do Brasil.
O preconceito, a homofobia, a transfobia, misoginia, o racismo e a xenofobia são sentimentos que não compactuam com o desenvolvimento científico do país, tampouco com valores democráticos de uma sociedade mais justa e igualitária, mas, ao contrário, representam uma grande ameaça aos avanços conquistados nas últimas décadas por uma sociedade marcada profundamente pela desigualdade social e regional. Dessa forma, nos posicionamos contrários ao avanço da violência crescente que toma conta do debate político nacional e contra o descaso com a educação, com a ciência e tecnologia. Entendemos a educação como o instrumento para a libertação da humanidade, portanto, esse processo não pode compactuar com uma sociedade privada de liberdades democráticas, sem valorização da vida e dos direitos básicos fundamentais.
Seguiremos, sem medo de ter esperança e de lutar por uma educação humana! Só a luta muda a vida!

Programa de Pós-Graduação em Educação
Universidade Federal de Jataí