icon-facebook

Área de Concentração

Programa área de concentração: Educação.


Estruturado em quatro linhas de pesquisa, ementa e eixos norteadores:


Linha 1 - Cultura e Processos de Ensino e Aprendizagem
Ementa: Abarca pesquisas sobre metodologias de ensino, inovações em educação, cultura, formação e trabalho docente, processos educacionais em uma perspectiva inclusiva, educação em ciências e matemática, mídias e tecnologias de informação e comunicação.


Eixos norteadores:
1.1 Divulgação científica: Investigam-se aspectos históricos e contemporâneos relacionados à divulgação científica e suas práticas em espaços formais e não formais; relação entre ciência, arte, cultura, diversidade e inclusão no campo da divulgação científica.


1.2 Culturas, ações e práticas de inclusão na educação: Investiga-se a relação entre educação inclusiva, sociedade e cultura; formação de professores inicial e continuada; relação entre política, currículo, estratégias de ensino e de avaliação.


1.3 Educação superior: Investiga-se docência, constituição profissional, metodologias de ensino e inovação pedagógica na formação do professor universitário; cultura institucional; andragogia.


1.4 Educação e tecnologias: Investiga-se educação, comunicação e mídias como práticas sociais e culturais e como expressão simbólica das diferenças culturais; tecnologias digitais e gestão de tecnologias em ambiente escolar; educação a distância, políticas de incorporação de tecnologias de informação e comunicação na educação.


1.5 Educação em Ciências e Matemática: Investiga-se educação em Ciências e Matemática como práticas culturais sob perspectivas histórica, filosófica e sociopolítica nos diferentes níveis e modalidades da educação; processos educativos, inovação pedagógica, formação docente, currículo, educação ambiental, interações discursivas e materiais didáticos.


1.6 Educação sexual: Investiga-se educação Sexual no Brasil. Gênero, sexualidade e cultura. Processos educativos e culturais em sexualidade infantil na escola e no meio social.

1.7 Educação das Relações Étnicorraciais e Cultura (negras e indígenas): Investigam-se aspectos históricos, culturais, sociais, políticos e econômicos sobre os negros, afro-brasileiros e indígenas. Políticas públicas educacionais para as populações negras e indígenas e a participação dos movimentos sociais. Infância e criança (negros e indígenas) na educação infantil e nos anos iniciais. Juventude negra e indígena e o acesso/permanência no ensino superior.


Linha 2 - Políticas Educacionais, Gestão e Formação de Professores
Ementa: Desenvolve investigações sobre políticas, gestão e avaliação da educação em seus diversos níveis e modalidades, formação de professores, trabalho docente, currículo, processos representacionais e identidade na educação.


Eixos norteadores:
2.1 Políticas, gestão e organização da educação: Investigam-se políticas de formação inicial e continuada de professores, políticas de organização da educação e impactos no trabalho docente; Estado e a gestão e políticas avaliativas da educação básica e superior; políticas de currículo e desenvolvimento da educação básica e superior, judicialização da educação, participação e controle social.


2.2 Educação, formação de professores, inclusão e representações sociais: Investigam-se processos de formação inicial e continuada, aprendizagem e desenvolvimento profissional de professores; narrativas de formação de professores e alunos; espaços formativos, memórias, experiências, processos representacionais e identidade na educação, o professor, o aluno, práticas educativas, inclusão escolar; formação docente na perspectiva da educação especial inclusiva; ações afirmativas na perspectiva inclusiva; gestão colegiada na escola pública.


2.3 Trabalho, profissionalização e sindicalização docente: Investiga-se a constituição histórica do trabalho docente; identidade, profissionalização, sindicalização e politização dos processos formativos; trabalho docente e seus desdobramentos na educação básica e superior: empreendedorismo, cultura da performance e gerencialismo.


Linha 3 - Formação Humana e Fundamentos da Educação
Ementa: Abrange estudos e investigações sobre a cultura, o conhecimento, a formação humana e o debate da educação à luz de teorias que problematizam as contradições da sociedade contemporânea, a partir do ponto de vista histórico, filosófico, sociológico e psicológico, considerando as particularidades desses campos do saber.


Eixos norteadores:
3.1 Cultura e sociedade: Investiga-se gênero; diversidade; movimentos sociais; cinema; cinema e educação; semiformação, indústria cultural, violência.


3.2 Conhecimento: Investiga-se produção do conhecimento; pesquisa em educação; epistemologia, pós-modernidade, educação e o papel da escola, ideologia, teoria da alienação.


3.3 Formação humana: Investigam-se teorias críticas; fundamentos da educação; pedagogias críticas, trabalho, trabalho docente, concepções de infância e de criança. Determinações gerais do capital e suas influências na educação. Sentido estruturante da educação tendo como principal referência o ser humano. Desafio histórico de confrontar o sistema de internalização (totalidades das práticas educacionais) nas suas dimensões visíveis e ocultas rumo à formação humana.


Linha 4 - Educação e Linguagem
Ementa: Compreende estudos da relação entre educação e linguagem, priorizando o ensino e/ou a aprendizagem de línguas e/ou literaturas.


Eixos norteadores:
4.1 Ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras e literaturas em línguas estrangeiras: Investigam-se fatores internos e externos no processo de ensino e aprendizagem de línguas e literaturas estrangeiras; domínio afetivo no ensino e aprendizagem; ensino crítico de línguas e literaturas; aprendizagem colaborativa; experiências de docentes e discentes; processos identitários no ensino e aprendizagem; mediação tecnológica no ensino e aprendizagem de línguas e literaturas.


4.2 Tradução intersemiótica literatura/cinema e educação: Investigam-se relações entre cinema e literatura na educação; análise comparativa da obra literária transposta e suas aplicações no ensino e aprendizagem de línguas e literaturas; semiótica peirceana e o processo de produção de signos midiáticos originados na literatura; tradução intersemiótica e seus significados socioculturais; transcriação, transposição, transcodificação intersemiótica e suas aplicações na educação.


4.3 Leitura: produção de texto oral e escrito; conhecimentos linguísticos: Investigam-se abordagens (teóricas e/ou aplicadas/metodológicas) acerca dos eixos de ensino; relação entre os eixos no ensino de línguas; concepções de linguagem subjacentes aos eixos de ensino letramento e eixos de ensino.


4.4 Gêneros do discurso: Investiga-se concepção teórica de gêneros do discurso, associando-a a aspectos de nível aplicado em relação ao ensino e aprendizagem de línguas; reflexões sobre as concepções de gênero, texto e discurso; gênero do discurso, ensino e letramento.


4.5 Livro e material didático: Investiga-se história e conceito de livros e materiais didáticos; políticas de elaboração e distribuição de livros didáticos no Brasil; avaliação de livros didáticos e o Programa Nacional do Livro Didático.