icon-facebook

Amauri Oliveira Silva - Tese

REFERÊNCIA: Silva, Amauri Oliveira Programa Academia da Saúde [manuscrito]: Aproximações entre Promoção da Saúde e Educação / Amauri Oliveira Silva. - 2017. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Goiás, Unidade Acadêmica Especial de Educação, Programa de PósGraduação em Educação, Jataí, 2017.
AUTOR: AMAURI OLIVEIRA SILVA
TÍTULO: PROGRAMA ACADEMIA DA SAÚDE: APROXIMAÇÕES ENTRE PROMOÇÃO DA SAÚDE E EDUCAÇÃO
ORIENTADOR: Professora Dra. Cátia Regina Assis Almeida Leal
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: 
LINHA DE PESQUISA: Cultura e Processos de Ensino e Aprendizagem.
DATA DE APROVAÇÃO: 18/08/2017

 

Resumo:

O trabalho resulta de uma investigação sobre como a Educação no Sistema Único de Saúde (SUS) norteia as ações de Promoção da Saúde no Programa Academia da Saúde (PAS). Os objetivos são: analisar como o Programa Academia da Saúde constitui-se em elemento de Promoção e Educação em Saúde no SUS; identificar, descrever e averiguar os seus nexos constitutivos; compreender e examinar os documentos referentes às bases de sua criação e estruturação; realizar o mapeamento e a descrição das condições atuais de sua implementação no país; e analisar suas bases teóricas, identificando as suas mediações com a educação. Procurando analisar de forma minuciosa, cuidadosa e comprometida com o objeto, evitando o que estava posto no imediato, buscando compreender seu movimento, essência, complexidade, totalidade e história, optou-se pelo método do materialismo histórico-dialético. Nele, as análises são guiadas pelo entendimento de que, o que está posto na realidade só poderá ser compreendido, sem risco de reducionismo, por meio da compreensão das relações
materiais que lhe deram origem, observando no objeto toda a sua dinâmica sócio-histórica, dos condicionantes históricos que o influenciam. Contribuindo com a pesquisa, foi realizada uma pesquisa documental de políticas públicas de saúde e portarias sobre o Programa e uma pesquisa bibliográfica em base de dados, artigos de revistas, banco de dissertações e teses, entre outros. Os resultados mostraram o quanto as ações de Promoção da Saúde carecem de práticas educativas pautadas no paradigma da Saúde Coletiva, para não incorrer de reproduzir no PAS atividades de educação sanitária pautadas no paradigma biomédico. A educação em Saúde do PAS tem suas bases teóricas fundamentadas na educação popular, fundamental no processo de consolidação do SUS.

 

Pdf ícone

TEXTO COMPLETO