Valéria Moreira de Freitas Guimarães

REFERÊNCIA: Guimarães, Valéria Moreira de Freitas. POLÍTICAS EDUCACIONAIS: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE DIRETORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE JATAÍ/GO [manuscrito] Valéria Moreira de Freitas Guimarães. – 2017. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Goiás, Unidade Acadêmica Especial de Ciências Humanas e Letras, Jataí, Programa de Pós- Graduação em Educação, Jataí, 2017.
AUTOR: Valéria Moreira de Freitas Guimarães
TÍTULO: POLÍTICAS EDUCACIONAIS: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE DIRETORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE JATAÍ/GO
ORIENTADOR: Professora Doutora Rosely Ribeiro Lima.
LINHA DE PESQUISA: Políticas Educacionais, Gestão e Formação de Professores.
DATA DE APROVAÇÃO: 03/07/2017

Resumo:

As políticas educacionais são uma estrutura de normatizações que alicerça todo o processo institucionalizado de ensino e aprendizagem. Em decorrência disso, o conhecimento sobre as políticas para a educação e a forma como elas se constituem e formam o sujeito social diz sobre o modelo de sociedade que estamos construindo. Neste sentido, este trabalho vincula-se à linha de pesquisa Políticas Educacionais, Gestão e Formação de Professores do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Goiás/Regional Jataí/GO e tem como objetivo de pesquisa as políticas educacionais. O intuito investigativo surgiu por apreendermos que, para os participantes da estrutura escolar, o conhecimento sobre as políticas educacionais, as formas como elas se apresentam e se instituem, dizem sobre a forma de educação que está presente nos ambientes educativos. Vimos no sujeito do diretor escolar o representante oficial nas atribuições para o desenvolvimento destas normatizações. Partindo disto, perguntamos: daquilo que constitui as políticas educacionais, o que está compreendido na fala do diretor escolar? Dessa forma, o objetivo principal da pesquisa foi compreender quais são as representações sociais de diretores da educação básica da rede pública do município de Jataí/GO sobre as políticas educacionais. A pesquisa quantiqualitativa foi norteada pela Teoria das Representações Sociais (TRS), nossa opção teórica e metodológica. Junto às contribuições da TRS, nos aportamos em Moscovici (1978), Jodelet (2001) e seus colaboradores; e, o referencial teórico sobre as politicas educacionais apoiou-se principalmente em teóricos como Arendt (2013), Martins (1994), dentre outros. O universo da pesquisa centrou-se em 18 participantes, os quais foram entrevistados a partir de um questionário semiestruturado. Os dados foram recolhidos, transcritos e processados utilizando o software IRAMUTEQ, o qual gerou quatro classes de análise: 1) Atribuições do diretor escolar (26,8%); 2) Acreditar e desacreditar nas políticas e em melhorias (26,7%); 3) Valores e práticas (23,7%); 4) Dificuldades na rotina escolar (22,7%), que por sua vez, foram analisados a partir do referencial teórico pautado na TRS, nas normatizações para as políticas educacionais e na teoria acerca das políticas educacionais. A partir dos dados, concluímos que as representações sociais dos diretores escolares sobre as políticas educacionais estão alicerçadas em suas vivências nos ambientes educativos e entendidas como estando vinculadas especialmente às suas atribuições enquanto diretor. E que essas políticas educacionais pouco contribuem para o pleno desenvolvimento de seu trabalho, pois, mostraram descrentes e desmotivados em virtude de alguns elementos presentes no cotidiano escolar.

Pdf ícone

TEXTO COMPLETO