KÉZIA CLÁUDIA DA CRUZ

AUTOR: KÉZIA CLÁUDIA DA CRUZ

TÍTULO: O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA USO DAS TDIC

ORIENTADOR: Prof. Dra. Rosemara Perpetua Lopes

LINHA DE PESQUISA: Cultura e Processos de Ensino e Aprendizagem

DATA DE DEFESA: 13/04/2018

A Formação Continuada de Professores (FCP) e a utilização pedagógica das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) são citadas pela literatura educacional como estratégias importantes para melhorar a qualidade da Educação Básica no Brasil. No contexto desta pesquisa, o Coordenador Pedagógico (CP) é apontado pelas Diretrizes Operacionais da Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esportes (SEDUCE/GO) como o principal articulador da FCP e responsável por promover os processos de ensino e aprendizagem dos estudantes. Nesse sentido, a presente dissertação, vinculada à linha de pesquisa “Cultura e Processos de Ensino e Aprendizagem” tem por objetivo geral evidenciar o papel do CP na FCP dos anos finais do EF para uso das TDIC. Os objetivos específicos consistem em investigar quando e como as TDIC estiveram presentes na formação do CP e se o CP promove a FCP dos anos finais do EF para uso das TDIC (quando e como isto ocorre). Para atingir tais objetivos, foi realizada uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, com aplicação de questionário a 57 CP de 19 escolas de Goiânia, do Estado de Goiás. O processo de análise foi fundamentado na análise de conteúdo e desenvolvido em duas unidades. A primeira denomina-se “Análise do percurso formativo do CP com as TDIC” e tem como categorias a formação inicial e continuada, sendo esta última dividida em duas subcategorias: cursos de pósgraduação lato sensu e em serviço. Já a segunda unidade denomina-se “O papel do CP na FCP para o uso das TDIC”, sendo analisada a partir das categorias formador e executor de tarefas. Em face dos resultados obtidos, considera-se que o CP não promove a formação para o uso de TDIC aos professores dos anos finais do EF. Alheio a esse universo, o CP enxerga formação para o uso das TDIC em práticas de uso de computador e Datashow em aula expositiva. Um CP passivo que precisa se tornar ativo e sair da inércia. Acredita-se que o CP poderia exercer o papel de formador, facilitando a comunicação entre os professores, ampliando as atividades entre os pares por meio da FC, valorizando as iniciativas dos professores que buscam integrar as TDIC ao ensino e incentivando a interação e a colaboração a partir destas, com vistas a uma educação transformadora.

Pdf ícone

TEXTO COMPLETO