VALÉRIA GRECOV GARCIA

AUTOR: VALÉRIA GRECOV GARCIA

TÍTULO: COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: UM ESTUDO EM REPRESENTAÇÕES SOCIAIS

ORIENTADOR: Prof. Dra. Rosely Ribeiro Lima.

LINHA DE PESQUISA: Políticas Educacionais, Gestão e Formação de Professores.

DATA DE DEFESA: 28/05/2018

A presente pesquisa teve como objetivo principal apreender e analisar as representações sociais sobre o que é a coordenação pedagógica perante respostas de coordenadoras. Tomando por base a Teoria das Representações Sociais, desenvolvida por Serge Moscovici, este trabalho de natureza quantiqualitativa vinculase à linha de pesquisa Políticas Educacionais, Gestão e Formação de Professores do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás/Regional Jataí/GO. No que se refere à TRS, este estudo utiliza principalmente Moscovici (1978; 2012) e Jodelet (2001; 2005). Acerca da construção histórica da coordenação pedagógica, são de Saviani (1986; 2010) as maiores contribuições. No que tange as práticas educativas e relações de trabalho deste profissional, temos como referência principal a pesquisa de Libâneo (1996; 2009) e, no que se refere ao cotidiano e a aproximação do objeto à TRS, o referencial adotado foi de Placco (1994; 2012). Consta neste trabalho a apresentação da legislação pertinente a este grupo, bem como as falas de 24 coordenadoras pedagógicas que atuam nas escolas municipais, na zona urbana do município. A fim de aproximar o campo educacional do campo da TRS, buscou-se, por meio de entrevista semiestruturada, os dados que contribuíram para identificar as possíveis representações sociais deste grupo no espaço em que atuam. O software IRAMUTEQ foi utilizado para processar o material coletado. Os principais conteúdos das falas obtidas nas entrevistas estão relacionados às seguintes temáticas: Classe 1 Atribuições da coordenadora pedagógica perante o cotidiano escolar (18,05%); Classe 2 Da docência à coordenação pedagógica (15,98%); Classe 3 Dificuldades da coordenadora pedagógica (21,8%); Classe 4 Relacionamento com a comunidade escolar (24,44%) e Classe 5 Importância e identidade da coordenadora pedagógica (19,74%). As representações sociais identificadas retratam uma imagem da atuação da coordenação pedagógica imersa em um universo de atribuições; apontando um cotidiano de urgências que afetam não somente o seu desempenho na articulação das práticas pedagógicas dentro do contexto escolar, como também na construção da sua identidade profissional, que caminha para um trajeto multidimensional.