VERONETE DIAS GOMES

  
VERONETE DIAS GOMES
TÍTULO: “O PNAIC NA REGIÃO NORTE ARAGUAIA: POLÍTICA, PERCURSO E RESULTADOS”.
ORIENTADOR(A): LUCIA HELENA DE MOREIRA DE MEDEIROS
DATA DA DEFESA: 11/04/2019

RESUMO:A presente pesquisa foi realizada para atender ao Programa de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Goiás, Regional de Jataí, na Linha de Pesquisa Políticas Educacionais, Gestão e Formação de Professores. A pesquisa se referiu à formação continuada de professores alfabetizadores da Microrregião Norte Araguaia, denominada também como região Nordeste do Estado de Mato Grosso. O objeto de estudo, desta pesquisa foi o PNAIC, implementado pelo Ministério da Educação (MEC) como um programa de formação continuada, desenvolvido entre os anos de 2013 a 2017, em âmbito nacional, e que se configurou como referência de formação continuada para os professores/professoras alfabetizadores/alfabetizadoras do Estado de Mato Grosso. O objetivo geral da pesquisa foi refletir criticamente sobre a formação do PNAIC para a construção da práxis pedagógica dos professores alfabetizadores da microrregião Norte Araguaia e como problemática central, a questão: como o PNAIC tem se materializado nos espaços escolares e na práxis pedagógica dos professores alfabetizadores? A tessitura da pesquisa foi sendo fundamentada em autores que discutem políticas públicas educacionais e formação de professores, desmistificando os conceitos construídos pelo ideário neoliberal e as intenções que permeiam os programas de formação de professores/professoras. A investigação teve por base a busca pelo exercício da pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica, documental e estudo de campo. A partir do materialismo histórico dialético, entrelaçamos a investigação de modo a compreender a realidade da formação continuada dos professores no âmbito do PNAIC. Nessa pesquisa, definimos pela abordagem qualitativa, a partir da compreensão de Minayo (2009), com base na essência das falas das professoras entrevistadas, assim categorizadas: práxis pedagógica, o trabalho docente, a formação continuada e a gestão para resultados. Foi adotada como técnica a entrevista semiestruturada com professores alfabetizadores que participaram do PNAIC no município de Confresa/MT e que estão exercendo a docência em escolas pertencentes à microrregião Norte Araguaia especificamente no município citado. Elencamos 06 (seis) escolas do município contemplando a rede municipal e estadual, como também campo e cidade. A partir da análise das entrevistas, inferimos que, o PNAIC foi mais uma formação mercantilizada, em que as competências ganharam lugar principal na produção do conhecimento, fragmentando, com isso, a formação dos professores e professoras. Ao destituir da formação o conhecimento elaborado necessário ao desenvolvimento intelectual e as condições humanas e autônomas, o PNAIC intensificou a ideologia de práticas alienadoras, não contribuindo com o processo de humanização, mas fortalecendo atividades tecnicistas que tem como finalidade atender a uma crescente demanda mercantil.

 

 

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