NÁFREN FERREIRA LIMA

TÍTULO:A AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO (ANA) NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE JATAÍ/GO”.
ORIENTADOR(A): Prof.ª Dr.ª Elizabeth Gottschalg Raimann
DATA DA DEFESA:22/02/2019

RESUMO: Essa dissertação teve como tema a avaliação em larga escala, sendo o objeto de investigação a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) na prática pedagógica alfabetizadora das professoras no Município de Jataí- Goiás. Vincula-se à Linha de Pesquisa: Políticas Educacionais, Gestão e Formação de Professores, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG), Regional Jataí. O objetivo geral foi investigar quais as implicações, a partir da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), na prática pedagógica alfabetizadora das professoras no Município de Jataí-Goiás. Os objetivos específicos foram: conhecer e analisar a relação entre as reformas da educação e as avaliações em larga escala; conhecer e analisar as principais avaliações externas implementadas para a primeira fase do ensino fundamental com ênfase na ANA; problematizar a ANA no cotidiano das atividades alfabetizadoras das professoras. O percurso desse processo investigativo constituiu-se de pesquisa bibliográfica, documental e empírica. Para o estudo aqui desenvolvido, no que se refere aos dados, optou-se por constituí-los por meio de questionários, centrando-os na abordagem quantiqualitativa, contendo nove questões abertas, para serem respondidas pelas professoras da Rede Municipal de ensino, que atuam no 3º ano do Ensino Fundamental. Como referencial teórico, autores como Afonso (2009a; 2009b), Dourado e Oliveira (2009), Freitas (2007), Horta Neto (2007; 2018), Mézsáros (2011), Ravitch (2011), Shiroma, Moraes e Evangelista (2007), Santiago e Lima (2011) contribuíram para a análise. Também foram analisados o Decreto nº 6.094/2007, as Portarias nº 867/2012 e a de nº 482/2013, dentre outros documentos do Governo Federal. O questionário foi entregue a trinta e uma professoras, das quais quatorze responderam ao que foi proposto. Os dados revelaram controvérsias sobre as influências da ANA na prática pedagógica alfabetizadora. Na perspectiva de seis participantes da pesquisa, a ANA influência de forma positiva, pois auxilia na prática, sendo um instrumento que propicia melhoria do processo-ensino aprendizagem. Entretanto, oito participantes afirmaram que não influência, porque o ensinar está voltado para os conteúdos que serão cobrados nas avaliações externas em larga escala de acordo com as Matrizes de Habilidades e Competências adotadas pelo município de Jataí-Goiás, para a primeira fase do Ensino Fundamental. Pode-se dizer que na aparência, a avaliação é um instrumento facilitador do trabalho das professoras, ou que a mesma não influência na sua prática pedagógica alfabetizadora, mas, na essência, cumpre o papel de classificar, ranquear, fiscalizar e monitorar o trabalho do professor, retirando sua autonomia pedagógica mediante cultura accountability de controle e prestação de contas. Por meio da pesquisa, percebeu-se que as professoras não se sentem responsabilizadas pelo desempenho dos alunos e não veem a avaliação como instrumento de controle e responsabilização profissional. Concluiu-se que as professoras executam o trabalho, mas este lhes é estranho, não se reconhecem naquilo que fazem, pois há um sistema que “dita” o que fazer e como fazer, mediante interesses neoliberais, tirando-lhes a autonomia. O fato de as professoras não perceberem de forma crítica o que as avaliações fazem com elas e seu trabalho, aponta para uma educação limitada, voltada para as habilidades e competências.

Palavras-chave: Avaliação em larga escala. Avaliação Nacional da Alfabetização. Prática pedagógica

DISSERTAÇÃO Pdf ícone