BRUNA VIEIRA ASSIS

TÍTULO:PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: FORMAÇÃO DOCENTE E A ESCOLA PÚBLICA COMO CAMPO DE ATUAÇÃO”.
ORIENTADOR(A): Profª. Drª. Renata Machado de Assis
DATA DA DEFESA: 20/02/2020

RESUMO: O tema da pesquisa aborda a formação inicial e continuada, bem como os motivos e influências da opção pela escola pública como campo de atuação profissional dos professores de Educação Física. Vincula-se à linha de Pesquisa Políticas Educacionais, Gestão e Formação de Professores, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí. O objetivo geral do trabalho foi analisar os motivos que influenciaram os professores de Educação Física a escolherem a escola pública como campo de atuação profissional, na cidade de JataíGO, e como ocorre sua formação continuada. A pesquisa se caracterizou como bibliográfica e de campo, e utilizou como instrumento de coleta de dados o questionário, por meio de perguntas abertas e fechadas. Utilizou-se de autores que discutem sobre o tema, abordando tanto a educação quanto a Educação Física, dentre eles: Ghiraldeni Junior (1994), Saviani (1996), Gentili (1996), Bracht (1997), Duarte (2001), Shiroma e Evangelista (2003), Nozaki (2004), Soares (2004), Quelhas e Nozaki (2006), David (2009), Shiroma e Scheneider (2012) e Frigotto (2010). Os respondentes foram os professores efetivos de Educação Física atuantes nas escolas municipais e estaduais da cidade de Jataí. A pesquisa contou com quinze participantes, sete docentes das escolas estaduais, seis das escolas municipais e dois efetivos das duas redes de ensino (municipal e estadual). Os dados coletados e os respectivos resultados foram analisados e discutidos com base no referencial teórico selecionado. A apresentação dos resultados se deu por meio de três categorias de análise: a escola como campo de atuação profissional; sentidos atribuídos à docência pelos participantes; e formação continuada dos professores de Educação Física. Constatou-se, com o desenvolvimento da pesquisa, que os motivos e influências para a escolha da escola como campo de atuação e pela permanência neste local se vincula a três principais aspectos: às experiências anteriores, principalmente na educação básica, como ter sido atleta, gosto pelos esportes e gosto por áreas vinculadas à Educação Física; à consideração com o que a docência lhes garante, como segurança profissional, estabilidade e prestígio; e ao gosto, prazer e satisfação no exercício da docência. Em relação à formação continuada, verificou-se que a maior parte dos professores se propõe a continuar sua formação, contudo, eles manifestaram que a oferta de oportunidades de formação continuada pelo setor público, por parte das secretarias municipal e estadual de educação, não corresponde às expectativas e necessidades docentes. Conclui-se que a escolha da escola como campo de atuação profissional vincula-se a eixos motivacionais, representacionais e socioprofissionais que compõem a profissão docente, enquanto a sua permanência vincula-se à percepção de segurança e estabilidade proporcionadas, tendo em vista a sua efetividade dentro da escola.

Palavras-chave: Educação Física Escolar. Professor de Educação Física. Formação docente.

DISSERTAÇÃO Pdf ícone