CARLA CRISTINA RODRIGUES LEAL

TÍTULO:PROCESSO DE FORMAÇÃO DE ARTICULISTAS ESCRITORES: DESAFIOS DA ESCRITA NO ENSINO SUPERIOR”.
ORIENTADOR(A): Profª. Drª.  Neuda Alves do Lago
DATA DA DEFESA: 04/02/2020

RESUMO: Este trabalho teve como objeto de pesquisa a formação do escritor articulista no ensino superior. A pesquisa se justifica na medida em que verificamos as dificuldades de acadêmicos na produção de texto científico, razão pela qual se buscou analisar o processo de formação do escritor articulista no meio universitário, visto que o aprimoramento da escrita pode favorecer a qualidade dos textos nessa esfera. Definimos como objetivo geral analisar o processo de formação do escritor articulista dos cursos de administração e matemática. A partir deste, elaboramos três específicos: a) verificar o progresso de formação do escritor articulista; b) identificar as dificuldades da escrita dos alunos participantes da pesquisa durante a produção do artigo científico; c) averiguar as impressões dos discentes em relação a esse processo. Utilizamos diferentes teóricos para fundamentar nossa pesquisa, tais como Costa Val (2009), Aquino (2012), Brandão (2006), entre outros. A metodologia utilizada foi pautada em estudo de caso e pesquisa-ação aplicada na Universidade Estadual de Goiás, campus de Santa Helena de Goiás. Para a coleta de dados, utilizamos a observação direta, questionários e a produção de narrativas e artigos científicos. Para análise desses dados, realizamos um levantamento quatiqualitativo, analisando-os a partir das dimensões discursiva, semântica e gramatical. Os resultados dessa pesquisa apontaram que a maior parte dos pesquisados possuía dificuldades na produção do gênero artigo científico, pouca habilidade na escrita acadêmica, prática insuficiente de leitura para fundamentação de argumentos e também limitação de aspectos linguísticos na utilização da língua escrita. Percebemos também que o acompanhamento do processo de escrita favoreceu na melhoria da qualidade do texto.

Palavras-chave: Escrita Acadêmica. Articulista. Ensino superior.

DISSERTAÇÃO Pdf ícone