NATALIA ASSIS CARVALHO

TÍTULO: “AS NARRATIVAS COMO MEDIADORAS DE REFLEXÕES SOBRE O INÍCIO DA DOCÊNCIA”.
ORIENTADOR(A): Prof.ª Dr.ª Isa Mara Colombo Scarlati Domingues
DATA DA DEFESA: 30/06/2020

RESUMO: Esta pesquisa aborda um tema ainda pouco explorado no cenário nacional, ou seja, os estudos sobre a formação dos professores iniciantes, e está inserida no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí (UFG/REJ). A formação de professores é compreendida neste trabalho como um dos fatores constituintes do desenvolvimento profissional, sendo um processo que se dá ao longo da carreira docente, em um continuum. Dessa forma, considera-se a inserção à docência uma fase importante desse processo. Para esse trabalho compreende-se que a inserção profissional se estende até o quinto ano de exercício docente. Esse período é marcado por medos, angústias e incertezas, é uma fase de socialização do docente ao ambiente escolar e da construção de sua identidade como

profissional. Neste contexto, a pesquisa teve como objetivo investigar o processo de inserção à docência dos professores iniciantes de Jataí-GO, contribuindo para reflexão/construção dos conhecimentos para o ensino e para o enfrentamento dos conflitos do início da carreira, tilizando as narrativas. A proposta da pesquisa culminou na proposição de ação colaborativa que desencadeou na criação do grupo “Café e Prosa”, contando com a participação de três professoras iniciantes que atuam na Educação Básica no município de Jataí, da rede estadual e particular de ensino. A coleta de dados ocorreu por meio de diário de campo da pesquisadora, narrativas escritas das participantes do grupo e narrativas orais de formação das professoras iniciantes. Os resultados demonstram a necessidade de os professores iniciantes terem ações e políticas públicas voltadas ao momento de inserção na carreira. Apontou ainda, como o trabalho do grupo “Café e Prosa” foi importante para reflexão e desenvolvimento profissional desses docentes.

Palavras-chave: Formação de professores. Professores iniciantes. Narrativas.

Obs.: Este trabalho ainda não tem autorização para publicação.

DISSERTAÇÃO Pdf ícone