THALITA RODRIGUES LEMES BRANDÃO
THALITA RODRIGUES LEMES BRANDÃO |
TÍTULO: “DE CAMPUS DA UFG À UNIVERSIDADE FEDERAL DE JATAÍ: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO SUPERIOR”. |
ORIENTADOR(A): Profª. Drª. Cátia Regina Assis Almeida Leal |
DATA DA DEFESA: 27/08/2020 |
RESUMO: Esta pesquisa, vinculada à Linha “Formação Humana e Fundamentos da Educação”, teve como objetivo geral compreender a importância e a contribuição da Universidade Federal de Jataí – UFJ, para a formação superior desde a sua criação em 1982 até 2019. Os objetivos específicos foram: identificar e analisar o movimento de vagas ofertadas, preenchidas e saídas (egresso e desistências); analisar o movimento das vagas (crescimento das vagas ofertadas e preenchidas, índice de concorrência e desistências) com a criação de novos cursos; analisar o movimento das vagas (crescimento das vagas ofertadas e preenchidas, índice de concorrência e desistências) com as implantações das novas políticas de ingresso “Sistema de Seleção Unificada (SISU), Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e Cotas” e compreender a importância das políticas de expansão, democratização de acesso e interiorização para a formação em nível superior na UFJ. O referencial teórico está orientado pelos estudos de Chauí (2003), Cunha (2007), Coelho (2018), Dourado (2011), dentre outros. No que tange a metodologia, o estudo foi orientado pela abordagem fenomenológica com a descrição e compreensão do fenômeno pesquisado Sánchez Gamboa (1998). Utilizou-se pesquisa bibliográfica/documental com análises quantiqualitativas de dados coletados no Centro de Gestão Acadêmica em Jataí, Coordenação de Graduação em Jataí e no Centro de Seleção em Goiânia. Foram utilizadas as seguintes técnicas de coleta de dados: seleção de fontes bibliográficas; levantamento de dados quantitativos (ingresso, exclusão, egressos, índices de concorrências, vagas ofertadas e preenchidas) que foram descritas em forma de gráficos e tabelas; seleção das fontes documentais com as principais leis que nortearam o desenvolvimento, expansão e interiorização das universidades no Brasil. Concluiu-se que as políticas de expansão e interiorização trouxeram contribuições importantes para a UFJ, com a implantação de novos cursos, houve maior ofertas de vagas e consequentemente mais preenchimento das vagas ofertadas. Com a adoção do SISU como metodologia de ingresso à universidade, os dados demonstraram em que alguns cursos houve um número maior de alunos de outros estados e região. Contudo, Jataí e região foram contemplados com novos cursos e novas vagas sendo ofertadas, o que possibilitou um maior número de ingressos na UFJ.
Palavras-chave: Universidade; Formação superior; Universidade Federal de Jataí |
DISSERTAÇÃO |