FLAVIA PEREIRA OLIVEIRA

TÍTULO:COLABORAÇÃO ENTRE A TRÍADE PROFESSORES DA CLASSE COMUM, DA SALA DE RECURSOS E PROFISSIONAIS DE APOIO NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO EM CONTEXTOS INCLUSIVOS”.
ORIENTADOR(A): Prof.ª Dr.ª Eveline Borges Vilela Ribeiro
DATA DA DEFESA: 03/03/2021

RESUMO: O número de alunos com deficiência matriculados no sistema Regular de Ensino, mostra que o movimento de inclusão escolar vem crescendo significativamente no Brasil. Contudo, faz-se necessários estudos que apontem se os direitos de aprendizagem estão sendo garantidos e se as práticas de ensino têm se efetivado de maneira a promover a escolarização de qualidade a esses alunos. Diante disso, essa pesquisa tem como objetivo compreender o trabalho desenvolvido pelo professor da sala de aula comum, professor da sala de recurso e o profissional de apoio no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes com deficiência. O estudo teve como fundamentação teórica a literatura que aborda o tema da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. O percurso investigativo adotado configura-se na abordagem qualitativa tratando-se de um estudo do tipo exploratório com técnicas baseadas em pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas realizadas com três professores de sala de aula comum, três professores de sala de recursos e três profissionais de apoio. A análise de dados contou com a utilização da técnica de Análise de Conteúdo com a criação de categorias a posteriori. De acordo com os dados coletados e analisados, pode-se dizer que os professores e profissionais de apoio não têm compreensão do papel de cada um para o desenvolvimento do trabalho pedagógico na perspectiva da inclusão escolar e isso provoca uma falta de articulação entre esses agentes, fazendo com que o aprendizado seja fragmentado com foco no estudante com deficiência e não na construção de políticas, práticas e culturas inclusivas na escola.

Palavras-chave: Inclusão escolar. Alunos com deficiência. Trabalho colaborativo.

Obs.: Este trabalho ainda não tem autorização para publicação.

DISSERTAÇÃO Pdf ícone