VIVIANI CRISTINA SILVA

TÍTULO:UMA ANÁLISE DOCUMENTAL DO PROGRAMA UFG-INCLUI: HISTORICIDADE E IMPLICAÇÕES”.
ORIENTADOR(A): Prof.º Dr.º Claudionor Renato da Silva
DATA DA DEFESA: 11/03/2021

RESUMO: As mudanças contemporâneas na política educacional brasileira, especialmente, no tocante a inauguração do acesso de estudantes cotistas às Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) vêm provocando o despertar institucional de intervenções sistemáticas que possibilitem a ampliação do acesso desses estudantes no ensino superior público. Dentre estas políticas institucionais nas IFES, no âmbito das Ações Afirmativas, destaca-se a experiência do Programa UFGInclui, instituído em 2008 através da Resolução CONSUNI/UFG no 29/2008, objeto de investigação desta pesquisa, compondo a temática das políticas educacionais e seus ordenamentos legais que compreendem as políticas de educação superior no Brasil. Dessa constatação, a problemática da pesquisa é: caracterizar o histórico do Programa UFGInclui em suas principais alterações ao longo do tempo, ocorridas conforme as Resoluções CONSUNI/UFG No20/2010, CONSUNI/UFG No18/2011 e CONSUNI/UFG No31/2012, bem como, as implicações dessas alterações legais, tendo como Contexto os indicadores sociais sobre os estudantes ingressos pelo Programa UFGInclui: Centro de seleção da UFG (CS) e Analisa UFG. Após a Análise Documental, na etapa “Contexto”, desenvolvida na pesquisa, é possível afirmar que a UFG, através do Programa UFGInclui, ocupa um papel fundamental na concretização das ações afirmativas na educação superior no estado de Goiás, unidade federativa que tem uma composição populacional peculiar devido às populações indígena e quilombola, ambas de base cultural que exige diversificação de ações pela universidade tanto no acesso quanto na garantia de permanência. Nas considerações finais são expostas as respostas da pesquisa à problemática instaurada, bem como, encaminhamentos de continuidades à pesquisa.

Palavras-chave: Programa UFGInclui. Políticas Educacionais. Educação. Análise Documental. Ações Afirmativas

DISSERTAÇÃO Pdf ícone