Viviane Barros Maciel

Doutora em Ciências: Educação e Saúde na Infância e Adolescência, pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); cursou Doutorado Sanduíche na Universidade de Limoges - França (Projeto de Cooperação Internacional financiado pela Capes-Cofecub)); Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atualmente é professora da Universidade Federal de Jatai (UFJ), na Faculdade de Educação/Pedagogia, área de Educação Matemática. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática nos Anos Iniciais (GEMAIS - CNPq). É docente colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática do Instituto Federal de Goiás (IFG/Jataí) e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Jataí. Na pesquisa investiga principalmente os seguintes temas: a matemática nos manuais pedagógicos, fundamentos e metodologias de matemática, história da educação matemática, saber profissional do professor que ensina matemática, ensino e aprendizagem de matemática nos anos iniciais. (Texto informado pelo autor).

Linha:

Linha 1 - Cultura, Identidades, Linguagem nos/em Processos Educacionais

Área:

Temas Para Orientação:

Processos e dinâmicas de sistematização de saberes constituintes do ensino e da formação; Saber profissional do professor que ensina matemática; Educação matemática e suas tendências teóricas e metodológicas; Aspectos históricos e perspectivas atuais da matemática nos primeiros anos escolares; Formação de professores que ensinam matemática; Manuais pedagógicos e livros didáticos como elementos da cultura escolar.

vivianemaciel@ufj.edu.br