Projeto de Pesquisa capa

Cadastro de projetos de pesquisa no SAP e comitê de ética (procedimentos)

CADASTRO DE PROJETOS NO SISTEMA DE ACOMPANHAMENTO DE PESQUISAS (SAP) E COMITÊ DE ÉTICA (procedimentos gerais)
 
 

Manual para cadastro de projeto de pesquisa no sistema SAP da UFG

 
Os passos abaixo orientam o(a) pesquisador(a) a realizar o procedimento de cadastro de projetos de pesquisa no sistema SAP:
 
 
1) Acessar o Portal do Servidor (recomenda-se o acesso através do Mozila Firefox), menu Sistemas acadêmicos, Pesquisa, Acompanhamento de Pesquisa, Acessar Projetos;
 
2) Clicar na aba <novo projeto>;
 
3) Efetuar o preenchimento dos dados;
 
Observações: 
 
a) A carga horária, presente no extrato do projeto de pesquisa (extrato SAP), refere-se a soma da horas de todos os participantes do projeto; Item incluso individualmente para cada integrante na opção <participantes>, fazendo a opção entre servidor(a), estudante ou pesquisadores externos;
 
b) Por recomendação do Conselho Diretor do CAJ, a carga horária anual do projeto não deve ser superior a 128hs para cada integrante;
 
4) Clicar na aba arquivos, e logo em novo:
 
a) Nessa aba que os documentos do projeto devem ser anexados. Escolha as opções para anexar os diferentes documentos; O nome de cada arquivo deve ser pequeno, caso contrário, o sistema poderá apresentar algum erro.  
 
b) O projeto de pesquisa, a ser anexado, deve estar completo (Ex.: Introdução, Metodologia, Resultados esperados, Cronograma, Referências e informações sobre financiamento, se houver) e ser anexado no Arquivo de Projeto. 
 
5) Se o projeto obter algum tipo de financiamento, deve ser anexado o respectivo documento na opção Comprov. Financiamento;
 
6) Após anexar os arquivos no SAP, o(a) coordenador(a) deverá encaminhar o projeto e o extrato para o conselho diretor da unidade responsável.
 
Nesta etapa, o projeto será enviado para avaliação de um parecerista, membro da Mini Câmara de Pesquisa e Pós-graduação. Se necessário, o parecer será enviado (e-mail) ao(a)
coordenador(a) do projeto para que faça as devidas alterações. O prazo de tramitação do projeto na Assessoria de Pesquisa são de 30 dias em média. 
 
7) Relato do projeto no Conselho Diretor (trâmite efetuado pela própria Assessoria de Pesquisa e Pós-Graduação);
 
8) Após o projeto ser aprovado pelo Conselho Diretor, será enviado, para o e-mail do coordenador(a) da respectiva pesquisa uma certidão de ata. 
Obs.: A disponibilização da ata pode demorar até 4 dias após a aprovação no conselho. Este documento deve ser anexado na opção Conselho Diretor;
 
9) Caso o projeto seja submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa (Plataforma Brasil), o comprovante do respectivo departamento deve ser incluído no arquivo Comprov. Comitê de Ética (isso só ocorre após aprovação do referido Comitê). 
 
10) O pesquisador só deverá finalizar o cadastro do projeto  “Finalizar Preenchimento”, após a aprovação no Conselho Diretor e Comitê de Ética, se for o caso. Além disso, ter anexado todos os documentos necessários. 
 
Observações:
a) Cumpridas as etapas acima, o sistema irá regularizar o cadastro. A alteração da situação do mesmo para "em andamento", geralmente ocorre de forma automatica. Caso em um pequeno período de tempo (72hs) o status não seja alterado, um e-mail (com número e título do projeto) deve ser enviado à Assessoria de Pesquisa e Pós-graduação para que possamos solucionar o problema.
 
A submissão de projeto via Plataforma Brasil é de responsabilidade do coordenador do projeto. 

Instruções sobre submissão de projetos ao comitê de ética.

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