José Gabriel Antunes Assis

REFERÊNCIA: ASSIS, Ana Kátia Ferreira De. O PNAIC E A EDUCAÇÃO BÁSICA EM JATAÍ-GO: O QUE REVELAM OS DOCUMENTOS?. 2016. 180 f. Universidade Federal de Goiás, 2016.

AUTOR: José Gabriel Antunes Assis
TÍTULO: A PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO SERVIÇO PÚBLICO: ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS – REGIONAL JATAÍ
ORIENTADOR: Prof. Dr. Ari Raimann
LINHA DE PESQUISA: Políticas Educacionais, Gestão e Formação de Professores
DATA DE DEFESA: 18/08/2016

Este trabalho busca analisar como se apresentam as condições de trabalho para os servidores públicos com deficiência pertencentes ao quadro da Universidade Federal de Goiás (UFG), Regional Jataí. Nesse aspecto, o ingresso de servidores com deficiência cria um novo paradigma para a administração pública, o de estabelecer políticas de gestão que viabilizem a concretização do direito à igualdade e da dignidade a partir da estruturação de um ambiente acessível, fraterno e solidário. Para isso, realizou-se uma pesquisa documental, baseada na legislação vigente relacionada com o tema da pesquisa: Constituição Federal de 1988; Lei 8.112/90; Lei nº 13.146/15; Lei nº 7853/89; Lei nº 10.436/02; Lei nº 8.213/91; Decreto nº 3298/99; Decreto nº 5.626/05; bem como em documentos pertinentes, a saber: Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948 (Organização das Nações Unidas); Pacto de São José da Costa Rica, promulgado em 1969; Plano de Desenvolvimento Institucional – UFG (2011/2015). Com base na análise de documentos oficiais e de registros fotográficos, com sustentação em aportes teóricos, são apresentadas concepções e conceitos sobre trabalho. Ademais, traça-se uma relação entre Direito e Sociedade e influência das leis para a consolidação da noção de dignidade humana, promovendo uma discussão sobre o trabalho dentro da perspectiva do serviço público. Por fim, apresenta-se um panorama da inclusão de servidores com deficiência na Universidade Federal de Goiás, Regional/Jataí. Como resultados, constata-se que o processo de inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho/no serviço público tem sido, muitas vezes, marcado por absurdas e reiteradas situações de desrespeito a sua dignidade, dada a inobservância e negação de suas diferenças. Nesse contexto, quadros de limitações e desvantagens se agravam pela falta de adaptações e adequações no ambiente de trabalho, dada a omissão por parte dos gestores. Palavras chave: Educação. Pessoas com deficiência. Condições de trabalho na Universidade.

TEXTO COMPLETO icon-pdf