Walquiria Silva Carvalho Borges

REFERÊNCIA: BORGES, Walquiria Silva Carvalho. A IDENTIDADE DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA SUBJETIVADA PELA AVALIAÇÃO EXTERNA PROVA BRASIL. 2016. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, 2016.

AUTOR: Walquiria Silva Carvalho Borges
TÍTULO: A IDENTIDADE DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA SUBJETIVADA PELA AVALIAÇÃO EXTERNA PROVA BRASIL
ORIENTADOR: Profa. Dra. Maria de Lourdes Faria dos Santos Paniago
LINHA DE PESQUISA: Processos de Ensino/Aprendizagem
DATA DE DEFESA: 01/04/2016

O objetivo deste trabalho é analisar as práticas de subjetivação desenvolvidas pela Prova Brasil e pelo que se diz sobre ela e sobre a identidade do professor. Após aprovação pela Conferência Mundial Educação para Todos (Jomtien, Tailândia) um plano de ação buscou satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem. Os países conferencistas, entre eles o Brasil, realizaram um acordo internacional que desencadeou uma nova organização do ensino. Assim, surge o índice de desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) como uma forma de avaliar o rendimento da Educação Básica, por meio da Prova Brasil, que passa influenciar a ação pedagógica. A metodologia utilizada nesse estudo é a Pesquisa Bibliográfica de cunho documental e a análise foi qualitativa descritiva. Os dados para a construção desse trabalho estão relacionados ao Estado de Goiás e ao Munícipio de Rio Verde/GO e suas respectivas formas de condução para a preparação, realização e articulação dos resultados da prova. As análises tomam como embasamento teórico os conceitos elaborados pelo filósofo Michel Foucault, principalmente de poder, biopolítica, e a relação que ele estabelece entre poder, saber e verdade em torno do discurso que circula a partir da avaliação externa. Os conceitos de identidade de Hall e de Bauman farão parte da análise de constituição da identidade profissional na modernidade líquida, exigindo que novas identidades sejam criadas para atender à dinâmicas que o discurso sobre a Prova Brasil retrata no ambiente escolar. A pesquisa nos ajudou a compreender que as verdades construídas pelos enunciados numa acepção foucaultiana da/sobre a Prova Brasil procuram fabricar um tipo bem determinado de professor, que seja reponsabilizado e responsabilize a si mesmo pelos acertos e desacertos da Escola Básica.

TEXTO COMPLETO icon-pdf