Alysson Benite de Freitas

REFERÊNCIA: FREITAS, Alysson Benite. O ENSINO INTERDISCIPLINAR DE PILHAS E RADIOATIVIDADE NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2017. 1-182 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, 2017.

AUTOR: Alysson Benite de Freitas
TÍTULO: O ENSINO INTERDISCIPLINAR DE PILHAS E RADIOATIVIDADE NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
ORIENTADOR: Prof. Dra. Lúcia Helena M. M. Oliveira.
CURSO: Mestrado em Educação
LINHA DE PESQUISA: Cultura e Processos de Ensino e Aprendizagem
DATA DE DEFESA: 03/03/2017

Esta dissertação, vinculada com à linha de pesquisa “Cultura e Processos de Ensino e Aprendizagem” do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás Regional Jataí, tem o objetivo de pesquisar uma proposta de ensino interdisciplinar sob os aspectos da Educação Ambiental (EA) no ensino de pilhas e radioatividade. Com isso, o trabalho foi executado no ano de 2015 em dois colégios de Ensino Médio, de uma cidade localizada no interior do Centro Oeste Goiano. As turmas desses colégios receberam aulas interdisciplinares, principalmente das disciplinas pertencentes à área de Ciênciasda Natureza. Assim, de modo concomitante foi realizada a coleta seletiva de pilhas e baterias e duas visitas técnicas ao Centro Regional de Ciências Nucleares do Centro Oeste (CRCN-CO). A metodologia utilizada foi estruturada em uma abordagem qualitativa, por meio de discussões dialógicas, questionários, áudio e observação participativa que possibilitaram a elaboração de relatórios para a análise dos dados obtidos nesta pesquisa. Com isso, a pesquisa foi elaborada, devido o ensino interdisciplinar e a EA serem citados em vários documentos oficiais do Ensino Médio. Porém, sem uma estratégia de proposta pedagógica bem definida sobre a sua aplicação na Educação Básica ao ensino de Ciências da Natureza de modo a formarem cidadãos críticos. Portanto, para lidar com esses desafios, esta pesquisa foi realizada sob o propósito da EA em um ensino interdisciplinar de pilhas e radioatividade. Todo o processo educativo, esteve envolvido por esse espírito da EA, possibilitando uma melhor integração no ensino interdisciplinar de Ciências da Natureza para desvelar a racionalidade econômica no ensino de Química. Isso possibilitou propor uma formação de sujeitos críticos, por meio da transformação da curiosidade ingênua em uma curiosidade crítica, através do pensar certo de Paulo Freire. Assim, os resultados permitiram realizar inferências do pensamento crítico na relação entre homem e natureza no âmbito de uma proposta dialógica, desvelando a objetivação dos indivíduos.

TEXTO COMPLETO icon-pdf