Patrícia Moraes Veado

REFERÊNCIA: VEADO, Patrícia Moraes. LIMITES E POSSIBILIDADES PARA IMPLEMENTAÇÃO DA MODALIDADE EAD NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - REGIONAL JATAÍ. 2017. 1-117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, 2017.

AUTOR: Patrícia Moraes Veado
TÍTULO: LIMITES E POSSIBILIDADES PARA IMPLEMENTAÇÃO DA MODALIDADE EAD NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - REGIONAL JATAÍ
ORIENTADOR: Profa. Dra. Andrea Cristina Versuti
CURSO: Mestrado em Educação
LINHA DE PESQUISA: Cultura e Processos de Ensino e Aprendizagem
DATA DE DEFESA: 20/03/2017

Compreendemos que o mundo esteja passando por processo de transformação, devido à globalização, mas principalmente ao advento das TIC, nesse sentindo iremos analisar a sociedade a partir dessas transformações. A partir disto, foi possível construir as perguntas que norteiam a presente pesquisa: Como ocorre a implementação da modalidade EAD na UFG/REJ? Quais as imposições jurídicas existentes para dar respaldo a esta implementação? Quais as possibilidades e limites para essa implementação? Nossa opção metodológica foi pela pesquisa de cunho qualitativo, com análise documental, sendo caracterizado ainda como um estudo de caso, o qual permitiu um aprofundamento e desvelamento das minúcias do fenômeno a ser investigado, a partir de uma visão holística e sistêmica, considerando suas particularidades. Objetivamos nesta pesquisa verificar quais são os limites e possibilidades da implementação da modalidade de Educação a Distância na UFG/REJ. Para tanto, delineamos o seguinte como percurso dessa pesquisa: 1. Descrever a modalidade EAD, no tocante às políticas públicas, suas imposições jurídicas e sua contextualização no Brasil; 2.Verificar as contribuições do uso das TIC na Educação; 3. Analisar documentos oficiais da UFG no que se refere à modalidade EAD. Diante das referidas análises, pudemos concluir que a modalidade EAD tem sido incluída nos documentos legais da UFG, como é o caso do PDI, demonstrando uma preocupação para as questões que envolvem a mesma, estabelecendo ações para a sua implementação, como é o caso da Meta 18 do referido documento o qual estabelece que seja discutida e implementada uma política de educação à distância na UFG. Entretanto, ao analisar os dados do Relatório de Autoavaliação Institucional (2013/2014) e do CIAR, verificamos que a modalidade não tem sido desenvolvida na UFG/REJ. Foi possível inferir, portanto, que existem possibilidades para que a modalidade EAD seja implementada, porém há limites estruturais que têm dificultado tal implementação.

TEXTO COMPLETO icon-pdf