Rone Clei da Silva Santos

AUTOR: RONE CLEI DA SILVA SANTOS
TÍTULO: EDUCAÇÃO FÍSICA E CONHECIMENTO: Um diálogo com a tendência ao pluralismo teórico a partir de trabalhos apresentados no GTT Epistemologia nos Conbraces de 2005 a 2015
ORIENTADOR: Profº. Dr. Luís César de Souza.
LINHA DE PESQUISA: Cultura e Processos de Ensino e Aprendizagem.
DATA DE APROVAÇÃO: 28/08/2017

 

Resumo:

Compreender o sentido do conhecimento nos trabalhos veiculados no âmbito do Grupo de Trabalho Temático (GTT) Epistemologia, divulgados nos anais do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (CONBRACE) nos anos de 2005 a 2015, foi o objetivo desse trabalho. Para tanto, tomou-se como base: o modo de produção social e suas contradições, além de possíveis mediações e determinações sobre a produção da sociedade, como elementos teóricos que subsidiam a compreensão da produção do conhecimento; o desenvolvimento histórico do pensamento na sociedade, principalmente no que tange às transformações da base material da existência para o desenvolvimento da teoria como sistema universal de ciência; as perspectivas teórico-epistemológicas presentes nos trabalhos dentro de recorte temporal especificado, e as concepções que se alinham a tendência de incorporar bases teóricas e epistemológicas ligadas ao denominado “pluralismo teórico”. Quanto aos procedimentos metodológicos, tratou-se de uma pesquisa bibliográfica/documental de cunho epistemológico-crítico, pois visou à identificação e análise crítica da produção do conhecimento. Por meio de estudo exploratório foram levantados todos os trabalhos apresentados nesse GTT no período especificado. Sem considerar distinção da forma de submissão dos trabalhos, foram analisados tanto artigos oriundos de comunicações orais quanto de pôsteres publicados nos anais, totalizando 160 trabalhos, dos quais 59 (36,9%) dos trabalhos foram classificados nas abordagens teóricas que não fundamentam a verdade com base nos preceitos da razão moderna (em que a ciência e a filosofia se interagem por meio da teoria crítica na busca da compreensão do real). Optou-se por agrupar essas abordagens teóricas dentro da classe entendida como “pluralismo teórico”, aglutinando: hermenêutica; pós-estruturalista e estruturalismo genético; pragmatismo e neopragmatismo; abordagem cultural; teoria simbólica ou da civilização; abordagem biológica-cultural; e romântica. Como resultado, observou-se que, a produção do conhecimento em Educação Física e Ciências do Esporte têm fechado os olhos para as contradições da sociedade, uma vez que há uma tendência nos trabalhos em pulverizar os interesses, valores e crenças da sociedade na medida em que priorizam a compreensão dos diversos contextos culturais, e secundarizam os determinantes que emergem da realidade concreta. A contribuição desta pesquisa foi em oferecer elementos para compreensão do processo dinâmico de produção conhecimento e da sociedade, bem como novos elementos para compreensão das concepções e o sentido desse conhecimento na produção científica em Educação Física. Espera-se, contudo, que a compreensão do sentido da produção do conhecimento em Educação Física constitua, no campo das possibilidades, uma forma de resistência à ideologia da racionalidade instrumental na área, e permita tecer apontamentos quanto à influência desses conhecimentos na produção e reprodução da cultura, de forma a explicitar o modo de produção da sociedade que insiste em preservar as relações de desumanização.

 

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