Vânia Ramos Rodrigues

REFERÊNCIA: Rodrigues, Vânia Ramos O TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM ESCOLAS RURAIS [manuscrito] / Vânia Ramos Rodrigues. - 2018. 117 f.: il.

AUTOR: VÂNIA RAMOS RODRIGUES

TÍTULO: O TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM ESCOLAS RURAIS

ORIENTADOR: Professora Dra. Laís Leni Oliveira Lima

LINHA DE PESQUISA: Formação Humana e Fundamentos da Educação.

DATA DE DEFESA: 01/03/2018

O tema deste trabalho diz respeito à configuração do trabalho de educadoras que atuam na área da Educação Infantil (EI) em escolas municipais rurais de Jataí - Goiás (GO). Os objetivos são: entender como se tem constituído o trabalho docente na EI, evidenciando a relação desta trabalhadora com o próprio trabalho que realiza; identificar e compreender como as mediações no trabalho das educadoras de EI repercutem na prática cotidiana que realizam com as crianças; conhecer e analisar o trabalho docente, identificando as educadoras, sua formação, atuação e condições de trabalho nas instituições pesquisadas. Trata-se de uma pesquisa de caráter empírico na qual foram utilizados questionários e entrevistas semiestruturadas com 21 trabalhadoras da área de EI em oito instituições municipais rurais. Partimos de uma perspectiva crítica, referendada pelo Materialismo Histórico-Dialético. Nesta perspectiva tem-se a possibilidade, por meio da contradição, da apreensão do objeto de investigação em sua natureza específica, ou seja, a busca da compreensão da totalidade do trabalho que se realiza na EI. Para tanto, fundamentamos nosso estudo em aportes teóricos, como: Arce (2010); Arroyo, Caldart, Molina (2011); Lima (2010); Lukàcs (1979); Marx (1978); Mészáros (2008) dentre outros estudiosos. A pesquisa contribui com a produção do conhecimento científico na área de Formação Humana e Fundamentos da Educação. Os sujeitos pesquisados, ao participarem das investigações sobre o trabalho docente na EI em escolas rurais, contribuem para o desenvolvimento dos estudos e as análises resultantes, proporcionarão debates para a área da Educação, bem como no conhecimento da relação entre educação e trabalho. Os resultados da pesquisa revelam a falta de uma especificidade para com o trabalho na EI nas escolas rurais do município, como infraestrutura inadequada, presença de salas multisseriadas, falta de formação inicial e continuada voltada a educação rural dentre outras, fatos esses que implicam na formação humana e desenvolvimento integral na educação de crianças de quatro a cinco anos de idade nas escolas do meio rural.

Pdf ícone

TEXTO COMPLETO