SARAH FELIPE SANTOS E FREITAS
AUTOR: SARAH FELIPE SANTOS E FREITAS
TÍTULO: EDUCAÇÃO FÍSICA E SUS: INDICADORES DA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL
ORIENTADOR: Dra. Cátia Regina Assis Almeida Leal.
DATA DE DEFESA: 22/08/2018
RESUMO:
A pesquisa resulta de uma investigação que teve como objetivo a compreensão dos nexos que permeiam a relação trabalho e saúde na inserção do professor de Educação Física no Sistema Único de Saúde (SUS). São objetivos específicos: compreender os nexos constitutivos do sistema de saúde brasileiro, sua totalidade e suas contradições; compreender a relação da Educação Física com a saúde pública e coletiva; analisar os programas/projetos/políticas do SUS e identificar em quais estão inseridos a profissão Educação Física; compreender o percurso histórico e legal da formação em Educação Física no Brasil; compreender como se materializa a inserção do professor de Educação Física no SUS. Para a compreensão do objeto em seus pormenores, sua essência, sua complexidade e sua totalidade, optou-se pelo método do materialismo histórico-dialético, no qual todas as análises são guiadas pelo entendimento de que o que está posto na realidade só poderá ser abrangido, sem risco de reducionismo, por meio da compreensão das relações materiais que lhe deram origem, observando no objeto toda a sua dinâmica sócio-histórica. A metodologia utilizada na execução da pesquisa empírica foi coleta de dados na plataforma e-MEC (sistema eletrônico de acompanhamento dos processos que regulam a educação superior no Brasil – Ministério da Educação), no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), e no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). Os dados evidenciam que a inserção da Educação Física no SUS se dá por meio de programas/projetos/políticas do SUS, a saber, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) e Programa Academia da Saúde (PAS). No que se refere à formação, identifica-se que a formação em Educação Física no Brasil tem sido regida pelo setor privado, que tem a licenciatura em Educação Física predominante, e a modalidade de ensino que desponta é a EaD. No que se refere ao quantitativo de matrículas, evidencia-se um aumento contínuo do número de matrículas, ingressos e conclusões nos cursos de Educação Física.