NAYARA REGINA BISPO ASSIS

AUTOR: NAYARA REGINA BISPO ASSIS 

TÍTULO: EDUCAÇÃO E CIDADANIA: ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO COMO INSTRUMENTO PARA CONSTRUÇÃO DE PROPOSTAS DE ENSINO DE QUÍMICA

ORIENTADOR: Prof. Dr. Wesley Fernandes Vaz

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Educação

DATA DE DEFESA: 23/08/2018

 

RESUMO:

O objetivo geral deste trabalho foi analisar a abordagem da Cidadania e Letramento Científico nos conteúdos de termoquímica nos livros didáticos de Química do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), de 2008 a 2018. Esta pesquisa teve como premissa uma abordagem metodológica qualitativa, do tipo estudo de caso. Para a coleta de dados, foram utilizadas as análises bibliográfica e documental; o tratamento de dados em categorias deu-se a posteriori. As categorias encontradas foram: perspectiva histórica da Ciência; letramento científico; Educação para cidadania ambiental e a abordagem multicultural. Os resultados foram obtidos por meio da observação dos dados extraídos dos livros didáticos. Foi possível inferir que o conteúdo histórico é abordado de forma muito superficial; na maioria dos livros são destinados pequenos boxes com imagens de cientistas, muito poucos textos históricos e falta de atividades que resgatassem o conteúdo. Nas questões ambientais, as obras do PNLD 2008 não foram abordadas com tanta ênfase; temos que houve o predomínio da educação ambiental conservadora. Desta forma, os problemas são apresentados de maneira sintética e parcial. Já nos livros do PNLD 2012, 2015 e 2018, a abordagem foi mais intensificada; foram encontrados mais textos, questões e atividades que auxiliassem na promoção do desenvolvimento sustentável. Na categoria do letramento foi examinada a predominância de textos escritos pelos agentes de produção do livro didático e poucos textos de fontes e gêneros textuais variados. A categoria multicultural necessita ser mais explorada, pois, encontrou-se predomínio de imagens de homens brancos e, em contrapartida, poucas de homens negros, muito poucas imagens da mulher e ausência de índios. Verifica-se que ainda é preciso discussões mais pontuais que ressaltem melhor os gêneros nas suas diferentes pluralidades, pois é uma necessidade que as questões possam ser defendidas em todas as áreas. Dessa forma, as observações coletadas foram comparadas aos autores citados como aporte bibliográfico, indicando que, apesar dos avanços alguns livros de Química ao longo do PNLD, ainda não é contemplada a formação para a cidadania.

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