JULIANA ALVES DA GUARDA

AUTOR: JULIANA ALVES DA GUARDA

TÍTULO:PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL E PARA A INSERÇÃO NA DOCÊNCIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA.

ORIENTADORA:  Profa. Dra. Elizabeth Gottschalg Raimann.

LINHA DE PESQUISA: Políticas Educacionais, Gestão e Formação de Professores

DATA DE DEFESA: 15/03/2019

O tema da pesquisa envolveu a formação inicial de professores e o objeto de investigação foi o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Esta dissertação de mestrado vincula-se à Linha de Pesquisas Políticas Educacionais, Gestão e Formação de Professores, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Goiás (UFG), Regional Jataí. O objetivo geral foi analisar se o Pibid influenciou na escolha pela docência, bem como se os egressos dos cursos Biologia, Física, Matemática e Química estão atuando na educação básica. Os objetivos específicos foram: analisar a política nacional para formação de professores; analisar o Pibid como programa de formação inicial de professores, dando ênfase para o programa na UFG/Regional Jataí, destacando os subprojetos de Biologia, Física, Matemática e Química; analisar se o Pibid influenciou na escolha da profissão docente e investigar se os egressos do Pibid desses cursos estão atuando na educação básica. Metodologicamente, a pesquisa caracterizou-se como documental e de campo. Na coleta de dados usou-se o questionário online, disponibilizado pelo sistema Google-Drive, juntamente com a cópia do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). O questionário foi enviado a 97 egressos, dos quais doze deram a devolutiva de suas respostas. Os principais resultados revelaram que o Pibid foi visto de forma positiva para a maioria dos egressos, como um programa que contribuiu na formação inicial de professores. Por meio do Pibid, os respondentes conheceram a realidade escolar e aos poucos foram se identificando com o curso escolhido, optando pela docência. O programa contribuiu para a atratividade da carreira docente, levando alguns egressos a escolherem a educação básica como lócus de atuação.

Pdf ícone

TEXTO COMPLETO