LUCIANA SOARES DA COSTA
LUCIANA SOARES DA COSTA |
TÍTULO: “DO CAPITAL CULTURAL À ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: RELAÇÕES EXISTENTES NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA”. |
ORIENTADOR(A): Profª. Drª. Eveline Borges Vilela Ribeiro |
DATA DA DEFESA: 26/08/2020 |
RESUMO: Momentos e experiências vividos desde o nascimento do indivíduo integram a construção da personalidade que Bourdieu denomina de Capital Cultural. As possibilidades cotidianas da vida, possuem influências que são perceptíveis quando se pensa criticamente, sendo necessário uma alfabetização científica. Trata-se de uma pesquisa que tem como objetivo geral avaliar as relações existentes entre capital cultural e alfabetização científica de estudantes do ensino médio. Utilizou-se para a coleta de dados referente ao índice de alfabetização Científica o Teste de Alfabetização Científica Simplificado (TACB-S) e para os Capitais Culturais de alunos e professores um questionário socioeconômico e cultural. Os sujeitos da pesquisa são os alunos e professores do 3° ano do ensino médio de uma cidade do interior de Goiás. Como fundamentação teórica realizou-se uma revisão bibliográfica referente a alfabetização científica no contexto de uma educação capitalista e utilizou-se também as teorias formuladas pelo teórico Pierre Bourdieu e as relações entre capital cultural e a educação. Verificou-se que existe uma relação positiva entre investimento em cultura nos estados brasileiros e o capital cultural dos estudantes. A relação entre capital cultural dos professores e a Alfabetização Cientifica dos estudantes é positiva e complexa, assim como a relação entre o capital cultural familiar e a alfabetização cientifica dos estudantes. Partindo das análises dessas relações conclui-se que existem vários pontos congruentes entre a relação capital cultural e alfabetização cientifica, e que ser alfabetizado cientificamente vai desde o constructo familiar a complexidade da vida escolar, sendo necessárias políticas públicas que incentivem o investimento em cultura e que incentivem a formação do indivíduo alfabetizado cientificamente.
Palavras-chave: Pierre Bourdieu, Capital Cultural, Desempenho Escolar, Alfabetização Científica |
DISSERTAÇÃO |