Objetivos

 

O Programa de Mestrado em Educação da UFG/REJ tem como objetivo principal a formação, o aperfeiçoamento e a qualificação de graduados egressos de cursos de Licenciaturas e profissionais da área de Educação com interesse em contribuir com a produção de conhecimento científico na área de Educação, formando profissionais qualificados para atuar como pesquisadores, docentes, gestores e técnicos nos diferentes níveis e setores do Sistema Escolar Brasileiro, produzindo conhecimentos sobre a Educação, tanto em contextos regionais quanto em contextos mais amplos, no nível de mestrado.

Especificamente, os objetivos desse programa de Mestrado estarão voltados para:

1 - Permitir aos estudantes no nível de mestrado desenvolver trabalhos de pesquisa e de ensino, demonstrando o desenvolvimento e o domínio conceitual essenciais à educação, qualificando-os para a docência no Ensino Superior e para a pesquisa em Educação;

2 - Promover condições necessárias para o desenvolvimento de pesquisas que contribuam com um permanente aprimoramento científico e didático no campo da Educação;

3 - Contribuir com a produção e sistematização de conhecimentos na área da Educação, abordando problemas relevantes e cientificamente estabelecidos sobre as questões nacionais e regionais pertinentes aos processos de natureza educacional;

4 - Reduzir a perda do potencial de produção científica na área da Educação, favorecendo a concentração de recursos humanos com interesse na Pesquisa em Educação na Regional Jataí - UFG, visando contribuições científicas para o contexto educacional regional, ainda pouco explorado nas pesquisas disponíveis;

5 - Integrar, no nível de pós-graduação, as licenciaturas existentes na Regional Jataí, ressaltando sua relevância social e promover sua valorização acadêmica junto à comunidade, consolidando um espaço formal de reflexão e produção de conhecimento educacional.

Esses objetivos serão buscados por meio de uma estrutura curricular construída em ressonância com estudos já estabelecidos no campo Educacional, fundamentadas na literatura especializada da área da Educação, nos estudos clássicos dessa área e nas pesquisas dos docentes.

As disciplinas e as atividades de orientação e estudos estarão voltadas para a produção de conhecimento sobre o sistema educacional, pensado principalmente sob os seguintes aspectos: a função socializadora dos processos educacionais, apreendida das bases legais dos Estados e do País, suas mudanças e agentes envolvidos; a relação entre educação e desenvolvimento humano, tanto em contextos regionais como também em contextos mais amplos; as políticas educacionais dos Estados e do País; a gestão dos recursos (humanos e materiais) na Educação; a formação de professores que atuam nos diferentes níveis de Educação e os condicionantes da sua atuação; a relação desses professores com outros agentes educacionais ou que figurem em seu contexto; a construção dos saberes docentes e os processos de ensino e aprendizagem.