Linhas de Pesquisa

O PPGE/UFJ possui três linhas de pesquisa:

Linha 1: Cultura, Identidades, Linguagem nos/em Processos Educacionais
Desenvolve pesquisas sobre cultura e identidades; a construção e a produção do conhecimento em contextos escolares e não-escolares em ciências e matemática, mídias e tecnologias de informação e comunicação; teorias da aprendizagem e desenvolvimento cognitivo; metodologias de ensino; estudos sobre a linguagem; a relação ensino e aprendizagem de línguas e literaturas; leitura, produção escrita, oralidade e conhecimentos linguísticos; relações entre língua, texto e discurso no ensino.

Linha 2: Políticas Educacionais, Gestão e Formação de Professores
Desenvolve investigações sobre políticas, gestão e avaliação da educação em seus diversos níveis e modalidades, formação de professores, trabalho docente, currículo, processos representacionais e identidade na educação.

Linha 3: Formação Humana e Fundamentos da Educação
Abrange estudos e investigações sobre a cultura, o conhecimento, a formação humana e o debate da educação à luz de teorias que indagam as contradições da sociedade contemporânea. Problematiza a educação a partir do ponto de vista histórico, filosófico, sociológico e psicológico, preservando as particularidades desses campos do saber.