Ana Kátia Ferreira de Assis

REFERÊNCIA: ASSIS, Ana Kátia Ferreira de. O PNAIC E A EDUCAÇÃO BÁSICA EM JATAÍ-GO: O QUE REVELAM OS DOCUMENTOS?. 2016. 1-181 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, 2016.

AUTOR: Ana Kátia Ferreira de Assis

TÍTULO: O PNAIC E A EDUCAÇÃO BÁSICA EM JATAÍ-GO: O QUE REVELAM OS DOCUMENTOS?

ORIENTADOR: Prof. Dr. Ari Raimann

LINHA DE PESQUISA: Políticas Educacionais, Gestão e Formação de Professores.

DATA DE DEFESA: 25/08/2016

O PNAIC e a educação básica em JATAÍ-GO: o que revelam os documentos? É resultado da pesquisa empreendida nos estudos de Mestrado em Educação, ligado à Linha de Pesquisa Políticas Educacionais, Gestão e Formação de Professores da Universidade Federal de Goiás, Regional de Jataí. A pesquisa investigou a política pública educacional “Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa” (PNAIC), instituído pela Lei no 12.801, de 24 de abril de 2013, compreendida como a mais recente ação voltada para a alfabetização. O objetivo geral deste estudo foi o de analisar as mudanças ocorridas na alfabetização de alunos da educação básica, das escolas da rede municipal de Jataí-GO, a partir da adesão e implantação do PNAIC, provocando o seguinte questionamento: o que os cursos oferecidos pelo PNAIC têm contribuído concretamente para a prática pedagógica dos professores alfabetizadores do município de Jataí-GO? Para tanto, coube investigar acerca desse curso de formação continuada em serviço, a fim de verificar os reais objetivos qualitativos de formação integral do sujeito, bem como a concepção de qualidade inerente a essa política tendo em vista seus desdobramentos e implicações no complexo processo educacional. Nessa proposta de formação continuada do professor alfabetizador está presente a singularidade, características específicas, e o campo de mediações, ou melhor, o campo da particularidade, que implica demandas e consequências na relação de ensino e aprendizagem realizada na escola e medeia a formação do professor alfabetizador, com propostas, objetivos, cadernos de formação, entre outros. O presente estudo se desenvolveu por meio da pesquisa qualitativa, exploratória e documental realizada a partir de dados levantados nos documentos oficiais do PNAIC e nos documentos de adesão ao Pacto, obtidos por meio da Secretaria Municipal de Educação de Jataí-GO. Para a discussão teórica e a análise os dados, esta pesquisadora utilizou como aporte teórico os métodos Materialismo Histórico Dialético e Pedagogia Histórico-Crítica. Estudar o PNAIC sob essa perspectiva oportunizou compreendê-lo como uma singularidade no contexto educacional e melhor entender como ele se expressa na organização capitalista e seus nexos com a totalidade social. Os dados analisados reafirmam uma realidade já conhecida dos pesquisadores em educação: gastam-se verbas imensuráveis com programas, metas e ações descontínuas e fragmentadas, implantadas sem a participação dos principais interessados – alunos, pais, professores e comunidade. E, ainda, mostram que houve mudanças nos níveis de proficiência em leitura e escrita, especificamente, nas escolas da rede municipal de ensino, de Jataí-GO, de acordo com a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), realizada em 2013 e 2014, independentemente de as escolas elevaram ou não o índice de formação dos professores alfabetizadores por meio de sua participação nos grupos de formação do PNAIC, confirmando que não se pode nivelar o processo de alfabetização pelo fato de cada escola apresentar uma realidade peculiar.

TEXTO COMPLETO icon-pdf