Silviany da Silva Coutinho Guimarães

AUTOR: Silviany da Silva Coutinho Guimarães
TÍTULO: O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E A MISSÃO DA ESCOLA: UM ESTUDO DE CASO
ORIENTADOR: Prof.ª Dr.ª Neuda Alves do Lago
LINHA DE PESQUISA: Cultura e Processos de Ensino e Aprendizagem.
DATA DE APROVAÇÃO: 18/08/2017

Resumo:

Este trabalho tem como objetivo investigar as impressões da Gestora e professoras sobre a missão da escola e o uso do planejamento estratégico. As participantes do estudo foram cinco professoras de escola pública, sendo uma delas a gestora da escola, de um município do interior da região sudoeste de Goiás. Elas me ajudaram a conhecer o dia a dia da sala de aula do ensino especial e as dificuldades vivenciadas em realizar um planejamento que representasse a sua realidade e atendesse às exigências da escola em estudo. Os pressupostos teóricos do trabalho foram os estudos sobre planejamento estratégico e missão da escola, na área de Administração, modelos de planejamento existentes e pesquisas realizadas sobre a aplicação desses conceitos e ferramentas na área da Educação. A pesquisa é baseada em uma análise qualitativa, que busca conhecer a realidade escolar de professores, com o desafio de utilizar uma ferramenta da administração para realizar seus planejamentos voltados a atender ou a alcançar a missão da instituição de ensino. Por meio desse estudo de caso, usando a pesquisa interventiva e avaliação dos planejamentos realizados na escola, buscou-se conhecer como relacioná-los à missão da instituição de ensino. Os instrumentos utilizados na pesquisa foram: entrevista semiestruturada, questionários e notas de campo. Os resultados do trabalho apontam, conforme a visão das participantes, que embora os planejamentos da escola em estudo não sejam orientados pela sua missão, o trabalho realizado na escola pode ter resultados melhores caso possa ter o planejamento estratégico aplicado pela equipe escolar.

Pdf ícone

TEXTO COMPLETO